Comunicado importante!

A Resolução Normativa do CONCEA/MCTI Nº 49, de 7 de maio de 2021, estabelece que todos os envolvidos em atividades de ensino e pesquisa científica que utilizam animais devem possuir capacitação em ética, prática e treinamento específico nas técnicas e procedimentos experimentais a serem realizados na espécie em questão. Essa resolução entrou em vigor em 31/05/2023. Portanto, ao submeter projetos de pesquisa ou aulas práticas ao CEPA, é necessário anexar comprovantes de curso de capacitação (com carga horária mínima de 30 horas) ou outros documentos exigidos pela resolução. Caso a experiência profissional seja comprovada através do currículo vitae, é preciso destacar os itens que comprovam essa experiência. A falta de apresentação dos comprovantes resultará na não aprovação do projeto.


Curso a distãncia FIOCRUZ

https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/?q=node/66494

INICIAÇÃO EM CIÊNCIA EM ANIMAIS DE LABORATÓRIO - 1º OFERTA

Apresentação
INICIAÇÃO EM CIÊNCIA EM ANIMAIS DE LABORATÓRIO
Curso de Formação Inicial e Continuada

Modalidade: EAD autoinstrucional (curso a distância sem tutoria)
Carga horaria: 30 horas

Objetivo do Curso: Proporcionar conhecimentos básicos em Ciência em Animais de Laboratório (CAL), a fim de capacitar profissionais que atuam em instalações de criação de animais de laboratório, bem como usuários de animais de experimentação, formando profissionais habilitados para a atuação na área de forma ética, calcados nas normativas e legislação vigente e voltadas para o bem-estar animal.

O processo de ensino-aprendizagem na modalidade EAD autoinstrucional envolve o uso de ferramentas educacionais como materiais de estudo e a oferta de links para artigos e vídeos. Além disso, a partir de uma situação-problema previamente definida, o estudante será estimulado a aprender mais sobre determinados assuntos a partir da pesquisa e leituras complementares que tornarão o aluno protagonista de seu aprendizado.

O curso é composto por 3 Unidades, sendo distribuídas da seguinte forma:
Unidade I: A Ciência em Animais de Laboratório- Histórico e Legislação
Unidade II: Instalação Animal, Barreiras Sanitárias e Biossegurança
Unidade III: Bem-estar Animal e a Ciência em Animais de Laboratório

Ao final de cada unidade, será aplicada uma atividade verificadora da aprendizagem que tem finalidade formativa para a efetividade do aprendizado.



Universidade de São Paulo
Instituto de Ciências Biomédicas
Excelência em Ensino, Pesquisa e Cultura e Extensão.


Princípios Éticos e Manejo de Animais em Pesquisa

https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/?q=node/66494

Apresentação

A fim de acompanhar a tendência internacional, o Brasil se alinha na questão ética e na qualificação do profissional que trabalha com animais de laboratório. Neste sentido, este curso tem o objetivo de difundir e atualizar conceitos na área para capacitação de profissionais, tendo como público-alvo usuários que pretendam trabalhar ou continuar suas atividades em biotérios de produção, manutenção e experimentação. Em função da longa experiência na área, diferentes unidades da Universidade de São Paulo se uniram para elaborar a presente proposta, coordenada pelas Professoras Patrícia Gama (Instituto de Ciências Biomédicas USP) e Cláudia Madalena Cabrera Mori (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia USP). Ambas já organizaram e ministraram cursos de treinamento em formato a distância e presencial, utilizando ambiente virtual, programas, e espaços construídos e localizados na Universidade de São Paulo. Neste aspecto, os cursos de Uso de Animais em Experimentação em formato EAD- ICB USP, de Especialização em Produção e Sanidade Animal em Biotério – FMVZ USP e Animais de Laboratório (disciplina da graduação da FMVZ USP) são ministrados em diferentes contextos, porém têm o objetivo de formar e atualizar alunos e profissionais na gestão da criação e manutenção de diferentes modelos animais em biotérios, bem como, no seu uso ético em protocolos de pesquisa. Em conjunto, esses cursos já formaram centenas de alunos, em sua maioria da própria Universidade de São Paulo.


Formato

Curso de Difusão (Modalidade EaD)


Programa

Além do módulo obrigatório Princípios Éticos no Uso de Animais em Pesquisa, será possível escolher entre os seguintes módulos complementares:

Equinos
Suínos
Ruminantes
Peixes
Roedores.





 
REUNIÕES 2024
 
MES DIA
Data limite para submissão de propostas antes de cada reunião:
 
Janeiro 17 e 29
Fevereiro 08 e 23
Março 04 e 19
Abril 03 e 11
Maio -
Junho -
Julho -
Agosto -
Setembro -
Outubro -
Novembro -
Dezembro -

O uso de animais em experimentos científicos e atividades didáticas é necessário, especialmente para o avanço dos conhecimentos na área da saúde do homem e dos animais.

Os profissionais envolvidos no manejo de animais de experimentação devem ter sempre consciência de que os animais são seres senscientes e que possuem sensibilidade similar à humana no que se refere à dor, memória, angústia e instinto de sobrevivência.

Os animais utilizados como modelos experimentais são seres vivos que possuem as mesmas características biológicas dos outros animais de sua espécie, com a diferença de estarem sendo privados de sua liberdade em favor da Ciência.

Portanto, devem ser manejados com respeito e de forma adequada à espécie, tendo suas necessidades de transporte, alojamento, condições ambientais, nutrição e cuidados veterinários atendidas.

O seguimento de princípios e critérios para a utilização de animais em experimentos científicos e atividades didáticas tem por objetivo monitorar o uso de modelos animais.

Os projetos de pesquisa que utilizam modelos animais devem ser analisados pela Comissão de Ética no Uso de Animais, ou colegiados similares, visando a qualificação dos projetos e evitando o uso inapropriado ou abusivo de ... (continuar lendo)